Instituto Memória Escoteira recebe homenagem em noite de celebrações na Alesc
O IME (Instituto Memória Escoteira) recebeu uma homenagem durante o ato solene aos 110 anos do Escotismo em Santa Catarina que aconteceu na noite da última segunda-feira (6) na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina).
Na ocasião, estiveram presentes escoteiros catarinenses, autoridades e convidados reunidos no Auditório Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.
Ao todo, 25 personalidades foram homenageadas, entre 12 pessoas e 13 instituições, que ajudaram e ainda auxiliam no fortalecimento do Movimento Escoteiro no Estado.
Entre eles, estava o presidente do IME, Jamil Antônio Dias, que falou sobre o dever do Instituto na manutenção da história escoteira catarinense.
“O papel que o IME propõe é desenvolver e ser a ponte dos vários agentes da nossa história e garantir que as próximas gerações tenham acesso e conhecimento de como o escotismo chegou aqui e como dar continuidade ao legado iniciado por Baden-Powell”, falou Jamil Antônio Dias.
Além do presidente, o coordenador de Pesquisa do IME, Darlan Jevaer Schmitt, o memorialista Luiz Salgado Klaes e Danilo Duarte de Souza, que trabalha na comunicação do Instituto, também estiveram entre os homenageados.
Jamil Antônio Dias ainda reforçou o compromisso do lançamento do livro com documentos e fotos históricas inéditas do Movimento Escoteiro de Santa Catarina, que será lançado em 2024.
“Para resgatar a memória do movimento estamos organizando esse livro para ilustrar os 110 anos do escotismo, destacando o seu início em Blumenau”, complementou.
O deputado Maurício Eskudlark (PL), responsável por propor o ato parlamentar, destacou as diversas gerações de catarinenses que abraçaram e compartilham os princípios do Escotismo.
“O escotismo catarinense é uma família, uma comunidade de pessoas unidas por valores que transcendem fronteiras e gerações”, reconheceu o parlamentar justificando a importância do Parlamento que concedeu essa homenagem ao movimento”, conclui o parlamentar.
Jardel Correa foi o escolhido para falar em nome dos homenageador e destacou a importância do ato da Alesc em reconhecer o trabalho e atuação voluntária no Movimento Escoteiro de Santa Catarina.
“Um trabalho de voluntariado que foca na cidadania das crianças e dos jovens. É uma missão que representa o maior movimento educacional do mundo, que desenvolve a cidadania. O nosso compromisso é com a juventude”, afirmou.
Confira a lista de homenageados
- Presidente da Comissão Fiscal Nacional Luiz Klaes
- Escotista Edson Huebes
- Escotista Diego Roth Rocha Faria
- Presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Região de SC, Narcizo Giraldi
- Presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Ivan Alves do Nascimento
- Senhor Marcos Schroeder
- Associação Escoteira Sempre Alerta Brasil representada pelo chefe nacional Vicente Porto de Vasconcellos Filho
- Clube Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia representada pelo Pastor Vinicius de Espíndola Martins da Silva
- Instituto Memória Escoteira representada pelo presidente Jamil Antônio Dias
- Coordenador de Pesquisa do Instituto Memória Escoteira, Darlan Jevaer Schmitt
- Vilson Roberto Corrêa (In memoriam) representado por Maicon Roberto Corrêa
- Grande Fraternidade Escoteira IMPISA representada pelo seu presidente Heriberto Rocha Peres
- Senhor Carlos Ritter
- Senhora Janice Maria Moreira Coutinho
- Central de Cooperativas de Crédito – SICOOB – representando pelo seu presidente Rui Scheneider da Silva
- Colégio Catarinense representada pelo seu diretor geral Padre Eduardo Severino
- Bússola Desenvolvimento Humana representada por Marlene Carvalho
- Senhor João Batista Soares
- Senhor Jardel Correa
- Senhor Danilo Duarte de Souza
- Senhor Daniel Ribeiro
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), representada pelo reitor Irineu Manoel de Souza
- Grande loja de SC representada pelo deputado do grão mestre, Rafael de Mello
- Grande Oriente de SC representada pelo grão mestre Abelardo Camilo Bridi
- Grande Oriente do Brasil representado por seu grão mestre Honório