Homenagens à Memória Escoteira de Santa Catarina

A Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) prestará uma homenagem aos 110 anos do Escotismo catarinense na próxima segunda-feira, 6 de novembro, a partir das 19h, no auditório Deputada Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. Uma das principais instituições homenageadas será o Instituto Memória Escoteira, que trabalha na preservação da história do Escotismo em Santa Catarina.

O Ato Parlamentar Solene comemorativo foi proposto pelo deputado Maurício Eskudlard (PL), que tem como objetivo celebrar a história do Movimento Escoteiro no Estado.

“Celebrações como, por exemplo, a proposta na Alesc é importante para fortalecer cada vez mais a importância do Escotismo em Santa Catarina, além de valorizar a rica história construída ao longo de 11 décadas”, destacou o presidente do Instituto Memória Escoteira, Jamil Antônio Dias.

Vale lembrar que o IME (Instituto Memória Escoteira) também foi homenageado durante uma solenidade na Câmara Municipal de São José, na Grande Florianópolis, no dia 28 de setembro.

“Nesses cinco anos de projeto, que vai resultar no livro sobre o Escotismo de Santa Catarina, tivemos a oportunidade de conhecer inúmeras histórias do Movimento Escoteiro. Uma das nossas propostas é que cada um dos grupos escoteiros pensem no seu centro de memória como um espaço construído para todos”, destacou o presidente do IME.

Preservação da História do Escotismo em SC

O ano de 2023 marca os 110 anos da criação do primeiro grupo escoteiro em Santa Catarina, que foi fundado pelo professor Curt Boettner, em Blumenau, no dia 13 de janeiro. Em busca de eternizar as 11 décadas, o projeto cultural Memória Escoteira lançará um livro com documentos e fotos históricas do Escotismo catarinense.

Um dos resultados da pesquisa é o levantamento com mais de 200 Grupos Escoteiros Inativos que foram criados ao longo dos mais de 100 anos de história do movimento no Estado.

“A função do Memória Escoteira é de preservar e eternizar essa história e, por conta disso, iniciamos esse levantamento através de informações coletadas e extraídas junto à União dos Escoteiros do Brasil – Região de Santa Catarina”, conta Jamil.

O lançamento do livro está previsto para ocorrer em 2023, especialmente devido à comemoração dos 110 anos do Movimento Escoteiro catarinense. O projeto cultural é subsidiado através do abatimento do Imposto de Renda para pessoas físicas ou jurídicas.

A pesquisa e divulgação é possível graças às doações de pessoas físicas e também investimentos de empresas como Andritz, Fakini, Giassi Supermercados, Pehnk Materiais de Construção, Randon Compasi, Segala’s Alimentos, Bragagnolo Papel e Embalagens e Toyota Tarpan.

Em seguida, será distribuído gratuitamente para as principais bibliotecas públicas do Brasil e para grupos escoteiros de todo o Estado, além do Centro Cultural da Memória Escoteira, para que seja usado como material de pesquisa.

Entre as documentações da história do movimento, a produção do Memória Escoteira destaca-se pelo seu rico registro dos feitos dos catarinenses no meio do escotismo. O memorialista Luiz Salgado Klaes, que foi um dos responsáveis pela pesquisa.