Edson Huebes destaca a solidariedade escoteira em ações de apoio à população

A previsão do tufão que estava previsto para atingir a Coreia do Sul, no início de agosto, durante o acampamento do 25º Jamboree Mundial virou notícia pelo mundo. No entanto, esse não é o primeiro episódio em que escoteiros enfrentam fenômenos naturais. 

Edson Huebes, do Grupo Escoteiro Duque de Caxias, de Indaial, relembrou episódios de enchentes em Santa Catarina no qual os escoteiros tiveram participação no apoio à população afetada. 

“O nosso primeiro grande trabalho foi durante as enchentes nos anos de 1980, em Tubarão, no Sul de Santa Catarina. Assim como no Médio Vale, entre 2008 e 2011, que temos relatos de arrecadação de alimentos, roupas, comidas e empréstimo de material. Além disso, a nossa sede que foi usada como alojamento por pessoas que foram atingidas e ficaram sem casa”, relembrou Edson. 

No entanto, não é apenas no momento de apoio que os escoteiros estão presentes em atos pelo Estado. Edson relembra também desfiles no qual a participação vem desde os lobinhos. 

“As campanhas e atos cívicos, como o desfile de 7 de setembro são comemorações que as crianças participam para aprender. Quando elas não podem, nós temos os adultos que fazem parte, por exemplo, de campanhas financeiras para movimentos como a Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais]”, finaliza.