Conheça cinco escritores que fizeram parte do Escotismo
O dia 13 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Escritor. Por conta disso, o Memória Escoteira separou cinco pessoas que contribuíram de alguma forma para a literatura do Movimento Escoteiro.
O primeiro é o memorialista Luiz Salgado Klaes que, além da sua importância para o Movimento Escoteiro de Santa Catarina, também é um dos pesquisadores e responsável por redigir o livro do Memória Escoteira que será lançado em 2023.
Além disso, Luiz Cesar de Simas Horn foi um dos colaboradores da reformulação do Método Escoteiro para jovens e adolescentes. Atualmente, o membro do Grupo Escoteiro Príncipe de Joinville é um dos consultores da organização em nível mundial.
O Memória Escoteira destaca ainda a importância do escritor Marcos Schroeder que faz parte do Movimento Escoteiro de Santa Catarina e escreveu o “Aventuras Escoteiras”, inspirado no livro de Kurt Bottner, publicado na década de 30, na Alemanha.
Já o homem da foto de destaque, trata-se Joseph Rudyard Kipling que é considerado um dos grandes nomes da literatura e “inovador na arte do conto curso”. Sua ligação com o Movimento Escoteiro ocorre pois uma de suas obras o “Livro da Selva” foi adotado por Robert Baden-Powell como base para a formação dos lobinhos.
Por fim, entre as diversas obras de Robert Baden-Powell, considerado pai do Movimento Escoteiro, destaca-se o Guia do Chefe Escoteiro, Lições da Escola da Vida e Caminho para o Sucesso que completou 100 anos do lançamento em 2022.