Hermes Queiroz destaca a importância dos grupos de antigos escoteiros de SC

Hermes Queiroz faz parte do Geahl (Grupo Escoteiro do Ar Hercílio Luz) desde 1972 e tem muita história vivenciada no Movimento Escoteiro de Santa Catarina. Assim como ele, diversos membros participam de grupos de antigos escoteiros para relembrar os momentos vivenciados durante as décadas.

Entre eles, três se destacam: Cacaiada, Mochila Velha e o Barraca de Lona, sendo todos com ligação ao Geahl, em Florianópolis. São formados por chefes escoteiros e dirigentes que compartilham do mesmo amor.

“O Cacaiada foi o primeiro criado há cerca de 10 anos pela Fátima Machado. Nos reuníamos umas duas ou três vezes por ano e grande parte dos membros são escoteiros dos anos de 1970”, relembra Hermes.

O Mochila Velha conta com pessoas que iniciaram suas atividades no Grupo Escoteiro do Ar Hercílio Luz entre os anos de 1960 e 1970. Cerca de três anos atrás, em 2019, Vanderlei Carvalho teve a ideia de criar o seu grupo escoteiro e fundou o Barraca de Lona, no qual Queiroz também faz parte.

Hermes relembra que foi incluído e convidou mais amigos para participar. A característica é que todos são membros e iniciaram as atividades no Geahl a partir de 1972.

“Hoje funciona como um grupo normal de WhasApp. Não existe um chefe e conversamos assuntos diversos, mas sempre nos encontramos para um almoço que é programado para reunir. Porém, também existe atividades menores como, por exemplo, para subir o Cambirela, fazer a trilha do Farol de Naufragados e assim vai quem pode”, finaliza Hermes.

O Memória Escoteira reúne e documenta a história do Escotismo em Santa Catarina. Para contribuir com o projeto, você pode realizar doações de qualquer valor e ainda ganhar itens exclusivos. Confira aqui.