Saiba como ajudar o Memória Escoteira através da declaração do Imposto de Renda 2023

Você já destina seu imposto de renda para iniciativas culturais? Sabia que pode fazer uma doação e abater do imposto de renda? É isso que você vai saber a partir de agora.

O prazo para fazer a declaração do imposto de renda começou no dia 15 de março. Uma das situações que muitas pessoas desconhecem é que o contribuinte pode destinar parte do IR para projetos relevantes para o cenário cultural catarinense como o Memória Escoteira. Dessa forma, você pode decidir como será usado o recurso.

Em entrevista para a NDTV, o coordenador do Memória Escoteira, Jamil Antônio Dias, destacou a importância de ajudar um projeto cultural necessário para eternizar o Escotismo catarinense e de forma segura através da destinação do Imposto de Renda.

“As pessoas acham que contribuindo vão chamar atenção do poder público. Porém, ajudar um projeto social que busca contar a história centenária do Movimento Escoteiro de Santa Catarina é uma forma de garantir que outras pessoas possam ter acesso ao conteúdo através de exposições e também do livro que será lançado em 2023”, lembra o coordenador.

Como contribuir através do Imposto de Renda

Vale lembrar que a captação via Imposto de Renda pode ser realizada por dois caminhos. Primeiro, é possível através da dedução de até 6% do valor integral devido, no caso de pessoa física. Para empresários, gestores ou profissionais liberais, a contribuição acontece através do abatimento de até 4% da tributação com base em regime de Lucro Real, seja mensal, trimestral ou anual.

A declaração do IR 2023 vai até 31 de maio e, em caso de valor a pagar, o contribuinte tem até 29 de dezembro para investir 6% do valor devido em projetos culturais como o Memória Escoteira, sendo que a contribuição é ressarcida apenas no ano seguinte, ou seja, em 2024.

Mais de R$ 9 bilhões podem ser destinados para projetos sociais em 2023

Conforme informado pela Receita Federal à Agência Brasil, o potencial de destinação é de R$ 9,65 bilhões em 2023 para projetos sociais e culturais. O valor potencial para este ano corresponde ao total que pode ser destinado, considerando tanto os valores que já foram doados ao longo do ano calendário 2022 e que serão informados na declaração pelo contribuinte, quanto o valor que poderá ser destinado de forma direta através do pagamento do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Confira a entrevista para a NDTV: