Jornal do Norte Catarinense revela antigo grupo escoteiro em SC
Descobrir novos relatos sobre o Escotismo de Santa Catarina é um dos trabalhos do projeto Memória Escoteira. É o que aconteceu recentemente em Massaranduba, no Norte de Santa Catarina. Isso porque foi a partir da divulgação de pesquisas históricas que vem sendo desenvolvida há dois anos que um antigo escoteiro revelou novas informações.
Uma reportagem sobre os 110 anos do Escotismo em Santa Catarina foi publicada no Jornal do Vale do Itapocu (JDV), o que chamou atenção de Almir Trevisani, morador de Massaranduba. Ele contou ao jornal que tem material sobre a formação do grupo escoteiro na Capital do Arroz de SC, em 10 de abril de 1979. Teve vida curta e deixou de existir, segundo ele, no final de 1981.
Oslim Bramorski era o presidente da comissão executiva, com José Santos como chefe de grupo e Gilmar Jacobowski, como chefe de tropa. A reunião de fundação deu-se no dia 10 de abril de 1979, na sala Afonso Pena do Colégio General Rondon, com a presença do executivo da UEB-SC, Donald Malschitzky.
Depois da fundação, a primeira reunião da comissão executiva dos escoteiros de Massaranduba aconteceu no dia 18 de abril. No dia 30 de junho de 1979, a União dos Escoteiros do Brasil autorizou provisoriamente o início das atividades.
Trevisani ainda relatou que possui as primeiras atas, registros de pagamentos de taxas (como a de 1981, quando o grupo tinha 24 membros) e fotos do acervo pessoal como participante do grupamento. Uma delas, de 1980, em Porto Alegre, quando os escoteiros de Massaranduba participaram do Encontro Mundial.
Materiais como este podem ser enviados ao projeto Memória Escoteira pelo e-mail contato@memoriaescoteira.com, para fazerem parte da pesquisa histórica. Também podem ser remetidos documentos, fotos e relatos, o que enriquece o levantamento.
o Memória Escoteira é um projeto cultural viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) e subsidiado por meio de destinações do Imposto de Renda. Para saber mais sobre isso acesse clicando aqui.
Com informações do JDV