Grupo Escoteiro mais antigo de SC e em atividade completa 90 anos

Quantas associações com 90 anos de funcionamento ininterrupto você conhece? É bem possível que poucos ou praticamente nenhum. Mas nesse momento você vai conhecer a história do Grupo Escoteiro Iguaçu, fundado em 05 de fevereiro de 1933. Ou seja, são nove décadas de funcionamento constante.

Com esse tempo de existência, ele se consolida como o mais longevo grupo escoteiro em Santa Catarina. Vale lembrar que o registro mais antigo do Movimento Escoteiro em terras catarinenses remonta a 13 de janeiro de 1913, pelas mãos do professor Curt Boëttner.

A semente do Escotismo chegou a Porto União, no Planalto Norte do Estado, em 1932, quando o reverendo Daniel Landers Bett chegou a cidade, juntamente com sua família, que até então morava em Porto Alegre, era oriunda dos Estados Unidos. A missão dele era fundar uma Igreja Metodista na cidade.

Primeira patrulha do Grupo Escoteiro Iguaçu. Foto: Acervo GEI

Foi ele que incumbiu outro religioso, o reverendo Walter Herbert Gorsuch, a fundar um grupo de Escoteiros em Porto União. Assim nasceu, em 05 de fevereiro de 1933, a Associação Evangélica Escoteiros do Iguaçu, hoje denominada Grupo Escoteiro Iguaçu.

No início, o grupo era formado primordialmente por filhos de pastores. Mas não demorou muito para que pais membros da Igreja Metodista optassem por colocar seus filhos no escotismo. Já em 1934 o grupo ganhou sua primeira sede, na rua Prudente de Moraes, endereço onde até hoje funciona a Igreja Metodista de Porto União. Já o Grupo Escoteiro Iguaçu realiza suas atividades e tem sua sede instalada em um prédio histórico, na rua Frei Rogério.

Celso Castilho, Presidente de Honra do Grupo Escoteiro Iguaçu, explica que, no início, o local servia de sede para a primeira escola pública de União da Vitória, o Colégio Serapião. Com a nova divisão de divisas entre os estados do Paraná e Santa Catarina, o local passou para terras catarinenses.

Atualmente, o grupo funciona em um prédio histórico, na rua Frei Rogério

Logo em seguida, prossegue o presidente de honra do grupo, o colégio Balduíno Cardoso se instalou no prédio. Posteriormente, foi sede do fórum da comarca de Porto União, até que no final da década de 70 o Grupo Escoteiro Iguaçu comprou o imóvel em um acordo com o governo estadual.

As atividades do escotismo e os trabalhos manuais praticados pelos membros do grupo também chamavam a atenção da comunidade. Outro fato que destacavam os Escoteiros eram as aulas de natação ministradas pelos reverendos em um trecho do Rio Iguaçu, antigamente denominado de pedreira, próximo ao Clube Concórdia.

“Era um atrativo, uma novidade para nossas crianças e jovens da época”, comenta Castilho. Atualmente, o Grupo Escoteiro Iguaçu conta com aproximadamente 100 associados, entre crianças, jovens e adultos voluntários.

Para celebrar a data histórica, o Grupo Escoteiro Iguaçu promoverá um jantar no CTG Fronteira da Amizade no sábado (11). A intenção é reunir o maior número possível de antigos participantes que tenham passado pelo Grupo Escoteiro, para contar histórias e comemorar os 90 anos da instituição.

Com informações do Jornal O Comércio