Conheça

O Movimento Escoteiro em SC terá um livro histórico!

O trabalho registrará a memória do movimento para jovens com mais de 100 anos de comprovada atuação artístico cultural na comunidade catarinense.

O livro resgatará e contribuirá para a memória de nosso patrimônio histórico e cultural e será impresso em material de qualidade, garantindo longa duração no tempo e, desta maneira, tornando-o um bem material histórico.

Com esse resgate histórico do Movimento Escoteiro vamos:

– Promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais;

– Mostrar que apesar de ser uma instituição de educação não formal, suas ações promovidas com os jovens, através um amplo e contínuo sistema de progressão individual, instiga ao jovem a buscar as mais diferentes formações;

– Proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional.

O livro terá uma tiragem com 2.000 exemplares, que serão publicados e distribuídos para divulgar a história do movimento escoteiro catarinense.

Estes livros serão distribuídos gratuitamente para grupos escoteiros e para as principais bibliotecas públicas do Brasil.

Também serão distribuídos aos grupos escoteiros sediados no estado, ao Centro Cultural da Memória Escoteira, a todas as Regiões Escoteiras do Brasil e autoridades da sociedade civil. 

Preservar a história é importante!

É muito importante o resgate e o registro de informações históricas para que seja preservada a memória e os valores que compõem a cultura da organização denominada Escoteiros do Brasil – Região de Santa Catarina.

Isto permite que o presente e o futuro tenham uma referência e possam manter a identidade e desenvolver novos rumos.

O projeto se justifica, também, pelo trabalho de pesquisa desenvolvido por inúmeros voluntários que buscam oferecer às futuras gerações uma farta documentação e registro das atividades escoteiras em nosso estado e de como isso influenciou positivamente a formação educacional e cultural em suas cidades e regiões.