Memória Escoteira recebe moção durante homenagem aos 110 anos do Escotismo em SC
O IME (Instituto Memória Escoteira) recebeu uma moção durante a homenagem aos 110 anos do Escotismo em Santa Catarina na solenidade que aconteceu na Câmara Municipal de São José, na Grande Florianópolis, na última quinta-feira (28).
Representantes do Instituto Memória Escoteira
O coordenador Jamil Antônio Dias e o memorialista Luiz Salgado Klaes marcaram presença na sessão comemorativa.
“Nesses cinco anos de projeto, que vai resultar no livro sobre o Escotismo de Santa Catarina, tivemos a oportunidade de conhecer inúmeras histórias do Movimento Escoteiro. Uma das nossas propostas é que cada um dos grupos escoteiros pensem no seu centro de memória como um espaço construído para todos” destacou o coordenador do IME, Jamil Antônio Dias.
Além dele, a sessão comemorativa também contou com a presença de Luiz Salgado Klaes, que é o memorialista do projeto e representou o Conselho de Administração Nacional dos Escoteiros.
“Quando começamos, não éramos a região de Santa Catarina e sim do Paraná e Santa Catarina, no nome. Na prática, só Paraná porque nunca éramos contemplados com convites para grandes eventos. Havia uma disputa de poder e até que veio pra cá uma pessoa, que foi o Benjamin Sodré e ele chamou os grupos, mas apareceram apenas os de Florianópolis. Por volta dos anos de 1940, começamos a nos organizar e sermos independentes”, relembrou Klaes.
A solenidade foi presidida pelo vereador Jair Costa e contou com a presença de diversos grupos escoteiros da Grande Florianópolis, bem como dos vereadores Cryslan de Moraes e Ruanito da Silva.
Veja os homenageados
- Grupo Escoteiro Continente 67/SC;
- Grupo Escoteiro Cambirela 143/SC;
- Grupo Escoteiro Brownsea GEB 113/SC;
- Grupo Escoteiro Pedra Branca 23/SC;
- Grupo Escoteiro Ipe Amarelo 14/SC;
- Grupo Escoteiro Ilha Terceira 96°/SC;
- Grupo Escoteiro Nhandé Rovái 115/SC;
- Instituto Memória Escoteira.