Conheça as praças escoteiras espalhadas por Santa Catarina

Santa Catarina conta com Grupos Escoteiros espalhados em todas as regiões. No entanto, mesmo com os 110 anos de escotismo e contribuição com a sociedade, o Estado conta com apenas duas praças escoteiras.

“Documentar esses locais e a prática do Escotismo em Santa Catarina é a nossa tarefa. Eu considero que os espaços ao ar livre são fundamentais para as atividades de formação e educação dos jovens. Assim como conectar o grupo escoteiro com a comunidade e mostrar como é aplicado o Método Educativo para as crianças e adolescentes”, explicou Jamil Antônio Dias, coordenador do projeto cultural Memória Escoteira.

O levantamento faz parte das pesquisas para construção do livro com fotos e histórias dos mais de 110 anos do escotismo em Santa Catarina. O lançamento está previsto para ocorrer ainda em 2023.

Com investimento de empresas como Andritz, Fakini, Giassi Supermercados, Pehnk Materiais de Construção, Randon Compasi, Segala’s Alimentos, Bragagnlolo Papel e Embalagens e Toyota Tarpan, o documento histórico será distribuído gratuitamente para as principais bibliotecas públicas do Brasil e para grupos escoteiros de todo o Estado, além do Centro Cultural da Memória Escoteira.

Você pode contribuir com este projeto cultural através de doações de qualquer valor. Basta acessar o site memoriaescoteira.com.br e realizar a sua doação.

Praças escoteiras em SC

A primeira praça está localizada no bairro Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis, e foi inaugurada em 24 de abril de 2010. O local recebeu o nome de Praça Escoteira Dr. César Bastos Gomes, que foi presidente de Honra do G.E. Pedra Branca.

De acordo com informações do Escoteiros do Brasil – Santa Catarina, o espaço foi criado através de uma parceria público-privada e organizado pelo Grupo Escoteiro Pedra Branca em comemoração aos 100 anos do Escotismo.

A segunda está localizada no bairro Rio Morto, em Indaial, no Vale do Itajaí, e foi inaugurada em 2015. O local, que foi batizado como praça Chefe Ruy Olímpio de Oliveira, faz parte do projeto desenvolvido pelo pioneiro Andrey Cristóvão, membro do G.E. Duque de Caxias.

Conforme o Efemérides Escoteiras, no dia da inauguração do local, em 14 de novembro de 2015, foi realizada a entrega de um monumento de concreto de 2,9 metros e 750 kg homenageando o chefe Ruy Olímpio de Oliveira.