Veja dicas para preservar itens históricos do Movimento Escoteiro

As coleções de objetos são partes fundamentais para auxiliar na eternização de histórias. Por conta disso, o Memória Escoteira explica o que pode ser usado como item histórico e os cuidados necessários para a preservação.

Assim como destaca o historiador Darlan Jevar Scmitt, “tudo é documento histórico e pode contar alguma coisa”. Entre eles, documentos, cartas e memorandos. Por conta disso, confira as dicas de cuidados para preservar esses objetos:

– Organizar a produção, arquivamento e formas de consulta dos documentos dos Grupos Escoteiros;

– Possibilitar a localização da informação armazenada;
– Preservar a memória do Grupo Escoteiro;
– Melhorar o uso da informação para benefício do Grupo Escoteiro.

Além disso, outro item de muito valor para o Movimento Escoteiro são os lenços utilizados para identificar os lobinhos, escoteiros, seniores, guias, pioneiros e adultos de um mesmo Grupo Escoteiro.

O melhor ambiente de armazenamento de lenços escoteiros e outros itens têxteis é em local limpo, escuro, fresco e moderadamente seco. O ideal é que não haja tensão em nenhuma área específica do tecido.

Além disso, podem ser cobertos por uma capa de plástico ou tecido com fundo aberto para permitir a circulação de ar e manter a peça limpa.

Por fim, um dos documentos históricos que trazem sentimentos de felicidade e saudades nos colecionares são as fotografias. No entanto, é necessário um cuidado especial para não perder a cor ou até mesmo desmanchar.

Veja dicas de preservação:

-Manter em local com temperatura ambiente e pouca umidade;

-Evite guardar junto com recortes de jornais;

– Não deixar exposto à luz direta, por exemplo, luz forte ou sol;

-Cuidado redobrado com a limpeza, especialmente no momento de manusear e sempre segure nas bordas;

-Evite deixar as fotografias empilhadas para não correr o risco de grudar uma na outra e acabar danificando a imagem.

Gostou das dicas? Você também pode compartilhar seus registros históricos com o Memória Escoteira e ajudar com o projeto que pretende eternizar os mais de 100 anos do Movimento Escoteiro de Santa Catarina em um livro.