Veja como foi a palestra “O Escotismo Indaialense Uma Pesquisa Histórica”

Evento foi contemplado pelo Edital Prêmio Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Indaial

A palestra com o tema “A Formação Cultural do Escotismo Catarinense na cidade de Indaial” foi realizada na última quinta-feira, 30 de junho, na Fundação Indaialense de Cultura, e apresentado pelo historiador Guilherme Rezende e coordenada pela proponente Edneia Sievert.

O objetivo foi abordar os processos de metodologia, fontes históricas e a importância do resgate da memória como forma de contribuição para a cultura regional e do município.

“Foi muito produtivo. Falamos sobre a importância de se ter acesso a esses documentos e também sobre a criação de núcleos de memória nos grupos escoteiros. Assim com pequenos informativos e atividades escoteiras voltadas à história do grupo”, conta Guilherme Rezende.

Além disso, apresentou fotos sobre o Movimento Escoteiro do Vale como, por exemplo, fotografias de 1939. “A surpresa boa foi que alguns lobinhos se sentiram a vontade para falar e contar através do ponto de vista deles”, relembra.

O projeto O Escotismo Indaialense Uma Pesquisa Histórica é viabilizado através do Edital Prêmio Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Indaial e conta com a parceria do Memória Escoteira e o apoio da Amil Agência de Cultura.