Grupo Escoteiro Desterro e o início da história com a UFSC

O Campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) da Trindade, em Florianópolis, é sede de um Grupo Escoteiro com décadas de história. O Desterro iniciou as suas atividades em julho de 1980, mas sua história inicia cerca de cinco anos antes com a vinda da Eletrosul do Rio de Janeiro para a Capital.

Porém, tudo começou com cartazes espalhados pelas áreas da Eletrosul em 1980. Entre nomes importantes para o início dessa história de décadas, destaca-se o Coronel Adalberto Villas Boas, então Diretor de Suprimentos da Eletrosul.

Foi um início difícil, apesar da boa-vontade da Diretoria Infanto-Juvenil, na pessoa de seu Diretor Aldo Cosentino, em dar todo o apoio de que o GED necessitava no tocante ao local para a Sede, aquisição de material para as atividades, acampamentos, cursos para treinamento da Chefia, livros, etc.

Como era formado basicamente por filhos de associados da ELASE, e tinha de compatibilizar as atividades esportivas dos pais com as dos filhos no Grupo, fazia-se necessário que a Sede fosse localizada próximo da Associação.

Após algumas sedes provisórias, as diretorias da Comissão Executiva e da Elase, sensibilizadas com o problema, não mediram esforços para concretizar o sonho da sede do Grupo Escoteiro.

Então, o móvel foi construído com eucaliptos em sistema de encaixe, construída numa área da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em regime de comodato, e inaugurada no final de 1985.

Aliou-se assim, a beleza da arquitetura rústica e a natureza da área, com muitas árvores e extenso gramado, propício para a prática escoteira, sendo considerada pelos demais Grupos, como uma das melhores Sedes de Grupo Escoteiro de Florianópolis.

Na sua fundação, o Grupo Escoteiro Desterro era formado por uma Alcateia de Lobinhos, compreendendo 2 Matilhas — Cinza e Marrom, e uma Tropa Escoteira com 2 Patrulhas — Morcego e Águia.

Em 1981 já contava com a Alcateia II (Matilhas Preta e Branca) e, em 1984, quando muitos escoteiros já estavam com 15 anos, foi aberta a Tropa Sénior Cambirela com as Patrulhas Apiacá e Caeté.

O Grupo Desterro teve o privilégio de já na sua fundação contar com uma Alcateia, Leoni Berger, sendo a primeira mulher, em Santa Catarina a fazer o curso CAB (Curso de Adestramento Básico), no ramo Lobinho.

Desde então, foi aberta a entrada de Lobinhos e Escoteiros do Colégio de Aplicação e da Comunidade, nas seguintes proporções: 50% para filhos de associados da ELASE, 30% para alunos do Colégio de Aplicação — UFSC e 20% para a comunidade.

Outra pessoa que prestou seu apoio ao GED, foi Júlio César Bravo, entrando em 1985 como assistente, época em que Irineu Oliveira chefiava a Tropa Escoteira. Mais tarde, assumindo a Chefia do Grupo, passando o Júlio à Chefia da Tropa, estando atualmente no Grupo Escoteiro do Mar Ilhas Guarás.

Fonte: UFSC