Memória Escoteira tem acesso ao acervo do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, em Blumenau
Na primeira quinzena de abril de 2022, o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, em Blumenau, cedeu acesso aos materiais históricos sobre o Escotismo de Santa Catarina aos pesquisadores do Memória Escoteira.
O rico acervo composto por uma gama documental que traz informações importantes sobre os grupos escoteiro da cidade foi visto em aproximadamente 50% de seu total.
“No caso de Blumenau, é um acervo que apresenta informações desde o início do movimento escoteiro catarinense, com informações do professor Kurt Böttner, bem como, já mais recente, a atuação do grupos escoteiro locais e da Quinta Área Escoteira (Região de Santa Catarina)”, destaca o coordenador da Pesquisa Histórica do Memória Escoteira, Darlan Jevaer Schmitt.
O historiador relata que as fotograficas, documentos, jornais e outros artigos históricos ajudam na fase da pesquisa do projeto.
Além disso, a equipe de Pesquisa Histórico já visitou o Arquivo Histórico Municipal Theobaldo Costa Jamundá, em Indaial, e o Arquivo Histórico de Gaspar, também na cidade localizada no Médio Vale catarinense.