Memória Escoteira promove oficina no Congresso Escoteiro

No dia 5 de março de 2022, o projeto Memória Escoteira realizou a oficina “Patrimônio Escoteiro, Arquivos e Acervos”, promovida dentro do Congresso Escoteiro de Santa Catarina, em Chapecó. Os participantes puderam debater sobre a importância de conhecer os processos e práticas de guarda, seleção, catalogação e preservação de acervos escoteiros (documentos, fotografias, vídeos, registros digitais e objetos) para conservação da memória escoteira.

A oficina “Patrimônio Escoteiro, Arquivos e Acervos” foi aplicada pelo historiador do projeto Memória Escoteira, Darlan Jevaer Schmitt, e pelo coordenador do projeto, Jamil Antônio Dias, e oferecida aos participantes do evento organizado pelos Escoteiros de Santa Catarina e se mostrou ser a novidade da programação do Congresso, realizado anualmente como forma de contribuir para formação de voluntários do Movimento Escoteiro.

O historiador Darlan Jevaer Schmitt frisou sobre a necessidade de reconhecer e realizar a guarda adequada de documentos, fotos e materiais que possam contribuir para registro histórico dos Grupos Escoteiros. Em seguida, Jamil Antônio Dias apresentou o Memória Escoteira, que está promovendo uma ampla pesquisa para contar os mais de 100 anos do Escotismo em Santa Catarina.

Participaram da oficina voluntários de grupos escoteiros de todas as regiões do Estado, que também compartilharam a forma com que lidam com seus acervos históricos e narraram o interesse em registrarem também suas histórias de forma semelhante à iniciativa do Memória Escoteira.