Marcos Carvalho revela como foi sua entrada no Movimento Escoteiro: “Inusitada”

Marcos Carvalho é um dos principais nomes do Movimento Escoteiro de Santa Catarina por conta das diversas funções que já exerceu em nível estadual e nacional e também pela criação do Grupo Escoteiro Leão do Mar, em Balneário Camboriú.

Apesar disso, ele conta que a sua entrada foi inusitada e que um dia chuvoso foi um dos principais responsáveis. Tudo começou em 1979, na cidade do litoral catarinense, quando seu irmão, Miguel Carvalho, se interessou pela escotismo devido a influência de um vizinho.

“Um dos nossos vizinhos era de Bluemenau e o filho era escoteiro do Leões de Blumenau e sempre ia para Balneário Camboriú no fim de tarde dos sábados. Ele era amigo do meu irmão que se interessou por conta dessa relação e por sempre ver o colega com o uniforme de escoteiro”, relembra.

Em seguida, Miguel Carvalho levou a sua vontade para frente e compartilhou com a sua professora, Diva Guimarães, que também era jornalista e publicou a necessidadede de atividades interessantes e educativas para a juventude de Balneário Camboriú. Desde então, a nota saiu no jornal da cidade e assim começou a articulação para a criação do Grupo Escoteiro.

“Depois de um período, o Leão do Mar entrou em contato com a Região Escoteira de Santa Catarina que orientou como fazer para abrir o grupo escoteiro na cidade. Então, conversaram com a professora que passou a bola para o meu irmão e disse que precisavam fazer uma reunião com a presença do Grupo Escoteiro Alfredo Pereira, de Itajaí”, explica.

Na época, Marcos Carvalho tinha apenas 16 anos e já trabalhava em um hotel da cidade durante o fim de semana. No entanto, a reunião foi exatamente na folga do adolescente que esperava apenas ficar em casa assistindo televisão.

“Eu não queria ir, mas caiu uma tempestade gigante na cidade e acabou a luz. Então, a minha mãe acabou me chamando para ir na reunião, que estava praticamente apenas a nossa família. Na ocasião, comentaram que alguém precisava ficar com a tropa escoteira e eu fui designado para isso”, relembra.

Desde então, Marcos Carvalho passou por diversos cargos dentro do próprio Grupo Escoteiro Leão do Mar, como em nível nacional, por exemplo, foi eleito Diretor Nacional, em 1997, e Diretor Presidente da UEB (significava presidir o CAN e a DEN, à época).

Por fim, durante a conversa com o Memória Escoteira, o Marcos Carvalho fez questão de convidar para o Jamboree Mundial, na Coréia do Sul, entre os dias 1º a 12 de agosto de 2023, e está com as inscrições abertas até o final de 2022.

“Participem e façam um esforço. Eu sei que é longe e caro, mas é uma atividade ímpar. Eu recomendo”, finaliza.

Essas e outras histórias serão reveladas por Marcos Carvalho em um novo projeto do Memória Escoteira que será lançado em breve. Fique por dentro das novidades através do Facebook, Instagram e Twitter.